domingo, 6 de março de 2011

O restauro de "A Incredulidade de S. Tomé" - 2


Finalmente, estando a pintura de Cima de Conegliano ligada a um suporte novo e estável, foi necessário restaurá-la. Neste processo o papel dos químicos analíticos foi crucial.
Foi decidido usar pigmentos e meios aglutinantes modernos tendo sido escolhidos para que: qualquer trabalho de restauro pudesse ser removido sem estragar a pintura original e que as cores usadas fossem idênticas às originais.
O primeiro princípio aplica-se a qualquer trabalho de restauro e o objectivo é garantir que as gerações futuras podem remover o trabalho feito para restaurar a obra se se decidir que não é apropriado, ou que há melhores técnicas disponíveis.
Para que o restauro da pintura pudesse ser removido era necessário que os aglutinantes usados fossem mais solúveis em solventes orgânicos que os usados por Cima há 500 anos. Análise feitas permitiram concluir que Cima tinha usado tintas de  óleo. Os óleos com probabilidade de ser usados teriam moléculas (triglicéridos) em cuja composição deveria haver quantidades significativas de ácido palmítico e esterárico. 

 Triglicérido - moléculas constituintes de óleos e gorduras

Estes ácidos não são alterados durante o processo de secagem e surgem em proporções diferentes nas moléculas constituintes dos vários óleos usados em pintura. 
 
Óleo
Razão Ac. Palmítico : Ac. Esteárico
Óleo de Papoila
5,4 : 1
Óleo de Linhaça
1,3 : 1
Óleo de Noz
2,5 : 1

Análise levadas a cabo usando a técnica da cromatografia  gás-líquido permitiram verificar que a relação ácido palmítico : ácido esteárico na pintura de Cima era 1,28:1 tendo-se concluído que o óleo usado era óleo de linhaça.
Nas tintas usadas durante o processo de restauro  não se usaram óleos, mas um polímero sintético solúvel em alguns solventes orgânicos que não dissolvem a pintura de Cima. Assim, se se desejar, tudo poderá ser removido em apenas algumas horas. 
O conhecimento químico foi decisivo para levar a cabo uma obra de restauro que nos permite agora usufruir desta obra de Cima da Conegliano.

Adaptado de Chemical Storylines - Salters Advanced Chemistry.

2 comentários: