sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que distingue moléculas que estão relacionadas como objecto e imagem num espelho?

O que distingue um par de moléculas diferentes, mas que são a imagem uma da outra no espelho?
Antes de lhe explicar vamos dizer-lhe como os químicos chamam a estes pares de moléculas, fica mais simples referi-las assim na explicação (e o que dá menos trabalho tem muito peso...). Os químicos chamam-lhe um par de enantiómeros
O que distingue duas moléculas que constituem um par de enantiómeros, são essencialmente duas prpriedades:
1 – Os dois membros de um par de enantiómeros rodam o plano da luz polarizada em direcções opostas. Luz polarizada é a luz que vibra só num plano, ao contrário da luz não polarizada que vibra em todos os planos. Quando a luz polarizada passa através de determinadas substâncias o plano da sua vibração roda de um certo ângulo, diferente de substância para substância. 
Há instrumentos que detectam esta rotação, chamam-se polarímetros. E esses valores são usados na identificação de moléculas. Mas fiquemo-nos por aqui... esta propriedade não têm assim muitas consequências na sua vida... a não ser as que advêm de facilitar algumas tarefas aos químicos.

2 – Os enantiómeros sofrem reacções químicas, como quaisquer outras moléculas orgânicas, mas quando reagem com moléculas que não são quirais não há diferença na sua reactividade. No entanto, quando reagem com moléculas que são quirais as velocidades das reacções são diferentes para os dois enantiómeros, podendo inclusivamente um reagir e o outro não. 
Parece complicado? Não é assim muito. Pense na forma como as suas duas mãos, objectos quirais, interactuam com objectos não quirais como um garfo, ou um lápis, por exemplo, ou mesmo uma tigela ... é igual, não é? 

Tanto faz pegar no garfo, ou no lápis com a mão direita ou com a esquerda, tanto faz meter a mão direita como a esquerda na tigela, não é? Porque estes objectos não são quirais e "encaixam bem , e de igual forma, nas duas mãos, apesar das diferenças entre elas.
Imagine-se agora  a pegar nesta tesoura com a mão direita ou a esquerda 
ou a enfiar esta luva na mão direita ou na mão esquerda
Já não funciona da mesma forma, pois não? Tanto que não que não troca as suas luvas de uma mão para outra e há tesouras especiais para pessoas canhotas. Isto acontece porque estes objectos são quirais e portanto "encaixam" de forma diferente numa mão, ou na outra, também quirais.

À parte destas duas propriedades todas as outras são idênticas. Mas o facto das moléculas quirais reagirem de forma diferente com outras moléculas quirais, tem consequências decisivas para si...

Se quer saber mais, continue com atenção...

Sem comentários:

Enviar um comentário