sábado, 30 de abril de 2011

O que são vitaminas?


As vitaminas são um grupo de substâncias bastante heterogéneas do ponto de vista estrutural que pode ser caracterizado da seguinte forma:

- São nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo.

- São compostos orgânicos.

- São necessários em quantidades pequenas e não são usados directamente como fonte de energia ou matéria prima para o organismo.


Casimir Funk

O nome vitamina deve-se ao bioquímico polaco Casimir Funk que assim denominou este grupo de compostos em 1912. Baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo – amina, significa aminas vitais ou aminas da vida. Foi ele quem descobriu este conjunto de substâncias orgânicas e inicialmente pensou que eram todas aminas (moléculas com um dado tipo de grupo de átomos).

As substâncias que se denominam genericamente por vitaminas têm as seguintes características:

- São componentes essenciais de sistemas bioquímicos ou fisiológicos de animais (e também plantas e micro-organismos).

- À medida que os animais evoluíram perderam a capacidade de as sintetizar em quantidades adequadas tendo que as obter da dieta.


- Ocorrem em quantidades muito pequenas em materiais biológicos.

- A sua ausência nos tecidos (seja por não fazerem parte da dieta ou por não serem absorvidas) provoca o aparecimento de doenças e o mau funcionamento do organismo. E, ao contrário do que muita gente pensa, o seu excesso também tem consequências graves para a saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário