segunda-feira, 23 de maio de 2011

Super-repelente de insectos


Nos últimos dias foi anunciada a descoberta de um super repelente de insectos por uma equipa de investigadores de Universidade de Vanderbilt (Nashville, EUA). A descoberta foi acidental. A equipa dirigida por Laurence Zwiebel, professor de ciências biológicas e farmacologia, estava a investigar o desenvolvimento de novos métodos de controlo sobre a malária. Uma anomalia detectada durante as provas revelou um repelente eficaz contra todo o tipo de insectos a que chamaram VUAA1.


Esta substância é um repelentes de insectos muito mais eficazes do que os produtos actualmente existentes e actua de uma forma diferente.Os repelentes de insectos normalmente mascaram o odor humano que atrai os insectos, o VUAA1 causa uma super-activação do olfato dos insecto, sobrecarregando-o, o que causa um efeito repelente.

Este composto é milhares de vezes mais eficiente do que os compostos actualmente usados e, mais do que isso, é eficaz contra todos os insectos.

Ainda é cedo para se perceber se este composto pode ser usado para produtos comerciais mas, caso não seja, será um bom ponto de partida para o desenvolvimento de compostos semelhantes com características apropriadas para a venda ao público. Estes poderão ser usados não só para repelir insectos cujas picadas causam doenças ou incomodam, mas também no controlo de pragas agrícolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário