segunda-feira, 4 de julho de 2011

Um líquido sem cor, sem cheiro e sem sabor... ou seja, a água!

A água é um líquido sem cor, sem cheiro e com muito pouco sabor. Ou seja, tem tudo para passar despercebida e ignorada. Mas, sem ela, nós não vivemos. Aliás, nós somos sobretudo água. Cerca de 65% do nosso peso e 90% do nosso cérebro é água.
Vamos começar por lhe dar um conselho útil, e depois vamos descobrir algumas coisas sobre a molécula da água.



Com uma actividade normal, perdemos por dia mais ou menos 2,5 litros de água, pelo que há que repô-la para manter o equilíbrio orgânico. Por isso uma pessoa deve beber cerca de 1,5 litros de água diariamente. O restante será reposto com a água que ingerimos com os alimentos.
A molécula de água é muito pequena, sendo constituída por três átomos (dois de hidrogénio e um de oxigénio) e representada pela fórmula química H2O. Este átomos estão unidos entre si por ligações fortes (chamadas ligações covalentes), formando um ângulo de 104,45o


Devido às características destes átomos, a molécula tem uma zona negativa, a do oxigénio, sendo a dos dois hidrogénios positiva. Ou seja, as cargas estão distribuídas na molécula de forma assimétrica. Diz-se que é uma molécula polar. 


Como cargas de sinal contrário se atraem entre si, cada molécula de água é atraída pelas suas vizinhas, a elas se ligando através de outro tipo de ligações químicas  - as “ligações de hidrogénio”. Estas ligações não formam moléculas, mas estabelecem contactos temporários entre elas, sendo responsáveis por algumas das propriedades invulgares da água, uma molécula verdadeiramente caprichosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário