quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O sal é importante para a Vida, mas sem exageros...

Do ponto de vista químico, o sal das cozinhas é principalmente um composto iónico de nome cloreto de sódio (NaCl), constituído por iões de sódio (símbolo químico Na+) e de cloro (Cl-).



Em água, esses iões separam-se e ficam rodeados de moléculas de água.




O Homem não pode viver sem sal, que é essencial para a Vida. O sangue contém uma concentração de sal de cerca de 0,9%. É aconselhado um consumo de cerca de 2 g de sal por dia para manter a percentagem de sal adequada nos fluídos orgânicos. No entanto, dada a forma de alimentação actual, chega-se a consumir mais de 10 g por dia. Tal é grave, sendo responsável por problemas de saúde e em particular provocando hipertensão que é a causa de milhares de mortes por AVC por ano.

2 comentários:

  1. Gostei muito deste post. Também eu tenho andado com o "sal" na cabeça... E espanto-me de ver aqui a formula quimica do cloreto de sódio como ClNa, em vez de NaCl. Quem me pode esclarecer sobre a nova escrita das formulas químicas dos compostos ionicos?

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu comentário e pela correcção. Foi um lapso, porque escrevemos sempre NaCl. Penso que a regra é primeiro o catião e depois o anião.

    Já está corrigido.

    ResponderEliminar