terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bacalhau à Braz

E que tal um Bacalhau à Braz? É esta hoje a sugestão do Roteiro "Em Lisboa, à Descoberta da Ciência e da Tecnologia" do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.


Diz-se que em Portugal existem 365 formas de cozinhar bacalhau. Uma das mais famosas, o bacalhau à Braz, é uma receita bem alfacinha. De facto, o bacalhau à Braz nasceu em Lisboa, mais propriamente no Bairro Alto, como resultado da criatividade de um taberneiro de nome Braz.
A pesca do bacalhau-do-Atlântico Gadus morhua pelos portugueses aparece pela primeira vez referenciada em meados do séc. XIV e, desde então, esta espécie passou a ter um papel predominante na alimentação lusitana, tendo recebido a alcunha de “fiel amigo”. Pescado em mares longínquos, o bacalhau tinha que ser conservado recorrendo à salga. Neste processo o peixe perde água, impedindo o desenvolvimento dos micróbios que geralmente provocam a degradação dos alimentos. Durante a salga ocorrem ainda alterações químicas das moléculas do peixe, das quais resulta o sabor que todos apreciamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário